ENIC 100: SAINT-GOBAIN REFORÇA FUTURO SUSTENTÁVEL DA CONSTRUÇÃO

Empresa apresenta sua visão para as cidades inteligentes e as soluções inovadoras que estão transformando a indústria da construção!

Em um ano de grandes celebrações, em que completa 360 anos de trajetória, a Saint-Gobain prepara uma participação de destaque na igualmente histórica 100ª edição do Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC). O evento, que ocorre dentro da FEICON de 8 a 11 de abril de 2025, no São Paulo Expo, reunirá os principais líderes e profissionais do setor para discussões sobre inovação, sustentabilidade e o futuro da construção civil – temas centrais para a Saint-Gobain, que se consolida como referência global em construção leve e sustentável

Para marcar sua presença, a Saint-Gobain levará ao evento um estande institucional futurista, onde apresentará sua visão para as cidades inteligentes e as soluções inovadoras que estão transformando a construção civil. Os visitantes poderão embarcar em uma jornada interativa, com desafios e premiações, explorando temas como tecnologia, eficiência, sustentabilidade e o futuro do setor. 

As soluções da Saint-Gobain também marcam presença no projeto “Se essa rua fosse minha”, uma instalação física inédita, que reproduz diversos elementos que tornariam uma rua ‘ideal’, e será o eixo condutor de quem transitar pelo ENIC 100.

Na quarta-feira (9/4), o Vice-Presidente Sênior do Grupo Saint-Gobain e CEO para a América Latina. Javier Gimeno é presença confirmada no painel “COP 30 e os Impactos na Construção: caminhos sustentáveis para o futuro”, que acontece a partir das 11h, na Arena Internacional.

Hub Sustentabilidade

A Saint-Gobain se destaca ainda no ENIC 100 como patrocinadora oficial dos espaços destinados ao debate sobre o avanço sustentável do setor – o Hub de Sustentabilidade e do Naming Room de Sustentabilidade -, reafirmando seu compromisso em liderar a transformação do setor rumo a uma construção mais leve e com menor impacto ambiental. Muitos dos conteúdos programados para estas arenas contarão, inclusive, com a participação de especialistas da Saint-Gobain. 

No dia 8/4, às 14h30, o Hub Sustentabilidade recebe o painel “Saneamento como protagonista para moradia digna e adaptação climática”, com o Diretor Comercial da Saint-Gobain e presidente da ASFAMAS, Pedro Taves. Já no dia 11/4, a partir das 14h30, acontece o painel “Como tangibilizar a construção sustentável: o impacto social da Construção Sustentável”, com a presença do gerente de Especificação, João Casari. Em seguida, às 15h45, o painel “Caminhos e desafios para a Cop 30”, com participação do gerente de Serviço ao Cliente da empresa, Douglas Meireles. Finalizando a programação deste último dia de Enic, a partir das 17h, o Hub Sustentabilidade recebe o painel “O impacto Social da construção Sustentável”, com participação da gerente de RH da Saint-Gobain, Priscila Lage.

O que esperar do futuro da construção?

Neste 100º ENIC, a Saint-Gobain desvendará o futuro do setor com tecnologias que unem desempenho e responsabilidade ambiental. A empresa mostrará como a industrialização da construção tem se mostrado uma das principais alavancas para reduzir desperdícios, melhorar a eficiência energética e diminuir a pegada de carbono dos projetos. Modelos construtivos que utilizam pré-fabricação, modulação e processos padronizados são mais rápidos, geram menos resíduos e têm menor impacto ambiental em comparação com métodos tradicionais. Estudos indicam que a adoção dessas práticas pode reduzir em até 30% as emissões de CO₂ de uma obra.

Fabrício Moreira, Vice-Presidente Industrial da Saint-Gobain, destaca que o modelo de industrialização para construção leve e sustentável não só melhora a sustentabilidade do setor, mas também eleva a produtividade e a qualidade das edificações. “A adoção de sistemas construtivos leves e sustentáveis reduzem desperdícios e otimizam recursos, permitindo obras mais rápidas e eficientes. Além disso, contribuem para a redução do impacto ambiental gerando menos resíduos, menor consumo de água e menos emissões, como menor consumo energético devido à eficiência térmica propiciada pelos produtos”, afirma o executivo.

Ele lembra ainda que a Saint-Gobain tem liderado essa transformação com sistemas construtivos mais leves e sustentáveis, promovendo soluções que aceleram a execução de obras sem comprometer a qualidade e o conforto dos ambientes. Além disso, a empresa investe em processos produtivos mais limpos, substituindo combustíveis fósseis por fontes renováveis e desenvolvendo materiais que favorecem a economia circular. “A sustentabilidade não pode ser tratada como um custo adicional, mas como um investimento essencial para o futuro do setor e do planetaA colaboração entre indústria, governo e sociedade serão fundamentais para essa transformação necessária”, diz Fabrício Moreira. 

Ludymila Marques
21999153042
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/ludymilatoledo/
By Noticiei Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like